Saiba o que é a psicografia
A psicografia é a técnica utilizada pelos médiuns para que estes escrevam um texto sob a influência de um espírito desencarnado.


A psicografia é a técnica utilizada pelos médiuns para que estes escrevam um texto sob a influência de um espírito desencarnado, utilizando para isso sua própria mão, o que deu origem à "psicografia direta" ou "psicografia manual". De todas as formas de comunicação, a escrita manual é a mais simples e a mais completa porque permite estabelecer relações permanentes e regulares com os espíritos.
Quando alguém escreve um texto psicografado a mente consciente busca as ideias no inconsciente, portanto, se está consciente o tempo inteiro.
Existem quatro tipos de médiuns psicógrafos:
Mecânico: se caracteriza pelo fato de movimentar a mão, escrevendo sob a influência direta do espírito, com uma impulsão completamente independente da sua vontade, que avança sem interrupção enquanto o espírito tiver alguma coisa a dizer. O médium fica totalmente passivo. No Brasil, destaca-se o trabalho de Francisco Cândido Xavier, em Uberaba, MG.
Intuitivo: o médium intuitivo age como um intérprete para transmitir o pensamento do espírito; por isso, precisa compreendê-lo, a fim de traduzi-lo fielmente. Esse pensamento, não é dele, mas passa através do seu cérebro. É exatamente esse o papel do médium intuitivo.
Semi-mecânico: o médium sente a mão impulsionada, sem que esta seja sua vontade, mas ao mesmo tempo tem consciência do que escreve, à medida que as palavras se formam. O pensamento aparece antes ou após da escrita. Também pode ocorrer ao mesmo tempo. Estes médiuns são os mais numerosos.
Inspirado: é o tipo de médium que recebe mensagens em estado de êxtase, comunicações mentais estranhas às suas ideias e o que os caracteriza é, sobretudo a espontaneidade e o caráter rico de informações como uma sinfonia, um livro, sem que seja músico ou escritor.
Quem pode ser médium psicógrafo?
Não há nenhum meio de diagnosticarmos a faculdade mediúnica a não ser através do treino. A melhor maneira de sabermos se uma pessoa tem ou não capacidade para escrever sob a influência dos espíritos é submetê-la à experiência.
Antes, porém, de iniciarmos alguém no exercício da psicografia ou de qualquer outra mediunidade, convém que o médium estude a doutrina espírita e as noções fundamentais acerca do que é o espiritismo.
Como começar a psicografia
Para dar início ao trabalho de psicografia basta que se tome um lápis e se coloque na posição de escrever e que seja desenvolvido com tranquilidade. Essas atividades mediúnicas devem ter uma regularidade, pois de outro modo não haverá o processo de aprendizado.
O codificador Allan Kardec atentou a algumas recomendações para quem está iniciando:
- A prece de abertura deve ser feita em nome de Deus e dos bons espíritos desta forma: "Rogo a Deus todo poderoso permitir a um bom espírito vir a comunicar-se transmitindo seus pensamentos. Rogo também a meu anjo guardião que me assista e que afastem de mim os espíritos mal intencionados". Você saberá a hora de terminar. Deite o lápis e agradeça a Deus por esta oportunidade de comunicação.
- A ponta do lápis deve manter-se apoiada no papel, sem oferecer resistência aos movimentos; não tenha nada em sua mão (anel, pulseira etc., que ofereça obstáculo ao seu movimento). Para a escrita mediúnica é indiferente que se use caneta ou lápis.
- O treinamento deve ser realizado diariamente. (Se não for possível, uma ou duas vezes na semana.)