Por quê não lembramos do passado?

É muito comum as pessoas se indignarem por não se lembrarem de fatos de experiências anteriores; ou seja, experiências reencarnatórias anteriores à atual; que chamamos de vidas passadas.

É muito comum as pessoas se indignarem por não se lembrarem de fatos de experiências anteriores; ou seja, experiências reencarnatórias anteriores à atual; que chamamos de vidas passadas.

Antes de reclamarmos, lembramos de que estamos em um planeta de expiações e provas; isto para que possamos lidar com as provas; obstáculos, sendo que a maioria deles, nós escolhemos.

Também estas provas, podem ser expiatórias, impostas pela equipe espiritual, no preparo ao processo reencarnatório que cuidou daquele ser, determinou; caso contrário, fugiríamos destas provas.

Cada etapa reencarnatória, em que experienciamos o corpo físico, é uma fase nova; porém trazemos das experiências anteriores; gravado em nossa Alma, (Espírito); as experiências em outros corpos; não serão descartadas e sim melhoradas em cada reencarnação.

Se nós ficássemos lembrando de situações que experienciamos, poderíamos nos desesperar; desistirmos e fugiríamos das situações; como dizem os jovens; "deu ruim".

Imaginou reencarnar em uma família, em que os seus pais foram seus torturadores?

Seria desesperador. Por isso Deus, em sua infinita bondade; nos proporciona o que chamamos, dádiva do esquecimento.

Em cada processo reencarnatório; é como temos que trilhar um novo caminho, “o caminho se faz ao caminhar”. Por isso que em cada etapa, serão adicionados novos aprendizados, sempre somados aos anteriores; às vezes temos a sensação de lembrar de algo, sensação de que já experienciamos tal fato, ou a sensação de conhecer alguém; “Déjá vu”, já vi isto. Isto pode ser as ideias inatas, são sensações que afloram instintivamente, isto é algo intuitivo; já está em nós, em nossa Alma; sai de maneira espontânea.

Obs:. Tudo que é intuitivo, já está em você, sai de maneira espontânea, algo automático; em reuniões mediúnicas, dizemos manifestação anímica do médium, aquilo que aflora automaticamente.

Existem pessoas que procuram fazer regressões, com o intuito de descobrirem situações de experiências anteriores, embora existam psicólogos, psicoterapeutas e até médicos que adotam, do ponto de vista do Espiritismo, não recomendamos, pois cada Espírito precisa passar pelas provas que tenha escolhido ou tenham sido impostas, para que siga no processo evolutivo. Como Espírito, jamais regredimos.

Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos(Esquecimento do Passado), fez a seguinte pergunta ao Espírito da Verdade: Q. 392: Por quê o Espírito encarnado perde a lembrança de seu passado?

R: “O homem não pode nem deve saber tudo. Deus assim o quer, em sua sabedoria. Sem o véu que lhe cobre encobre certas coisas, o homem ficaria ofuscado, como aquele que passa sem transição da escuridão à luz. Pelo esquecimento do passado é mais ele mesmo”

Diante do exposto, você tem certeza de que quer saber de experiências anteriores, “vidas passadas”? Será mesmo?

Cuidado para não se decepcionar!

Referências: L.E, Cap. VII e E.S.E: Cap. V, Item 11.

Valter Farid Júlio, comunicador na RBN e TV Mundo Maior, no Pronto Atendimento às Sextas Feiras 11:00h; Biólogo, professor e Consultor em Produtos Oncológicos, (aposentado); colaborador em três Centros; Como, Expositor, Dirigente: GEBEM-Guarulhos SP R. Castelo Branco, 279, Vila Barros e no CEMYN e Associação Onofre Godoy, estes em Nazaré Paulista SP; Autor do Livro (psicografia) “Dody o Papagaio Fujão” Espírito Tia Marta; à disposição na livraria do GEBEM.

Fonte: https://portalmundomaior.com.br/artigo/por-que-nao-lembramos-do-passado