Nascimento de Bezerra de Menezes | 29 de agosto de 1831

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (29 de agosto de 1831 – 11 de abril de 1900, Rio de Janeiro-RJ) foi um expoente da Doutrina Espírita no Brasil do século XIX.

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (29 de agosto de 1831 – 11 de abril de 1900, Rio de Janeiro-RJ) foi um expoente da Doutrina Espírita no Brasil do século XIX. Bezerra de Menezes trabalhou em benefício dos mais necessitados, recebendo o título de “médico dos pobres”.

Esteve como presidente da Federação Espírita Brasileira por duas ocasiões, em 1890 e em 1895 até sua desencarnação, em 11 de abril de 1900. Além da medicina, trabalhou como jornalista — sendo o editor da redação de Reformador nos anos em que foi presidente da FEB. Como político, foi parlamentar na Câmara dos Deputados por quase 30 anos, desenvolvendo diversos trabalhos em prol da união e da liberdade dos estudiosos da Doutrina Espírita.

O Espiritismo já vinha atraindo multidões, quando em 1875, foi oferecido a Bezerra de Menezes um exemplar da primeira tradução de O livro dos espíritos em português, entregue por seu tradutor, Dr. Joaquim Carlos Travassos, que se ocultou sob o pseudônimo de Fortúnio.

“Lia, mas não encontrava nada que fosse novo para meu espírito, entretanto tudo aquilo era novo para mim […]. Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava no Livro dos Espíritos […]. Preocupei-me seriamente com este fato maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era espírita inconsciente, ou mesmo, como se diz vulgarmente, de nascença”.
— Bezerra de Menezes [1]

Depois de seu retorno à Pátria Espiritual, vem atuando na orientação do Movimento Espírita brasileiro nos ideais de unificação e união entre os espíritas, basilares em seus textos em Reformador. A primeira mensagem de Bezerra de Menezes recebida pela FEB ocorreu em 1901, publicada na edição de abril. A mais conhecida ocorreu em 20 de abril de 1963, na Comunhão Espírita Cristã, pela psicografia de Chico Xavier.

Em 15 de dezembro de 2021, foi aprovada em votação simbólica no plenário do Senado Federal a inclusão de Bezerra de Menezes no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A tramitação seguiu para a Câmara dos Deputados.

Leia mais sobre sua história: Biografia de Adolfo Bezerra de Menezes.

Referências

[1] Federação Espírita Brasileira. Reformador. Rio de Janeiro; Brasília: 1883 a 2025. Disponível para pesquisa em febmidia.com/revista_reformador

[2] WANTUIL, Z. Grandes espíritas do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1969. p. 232.

Conheça mais sobre a trajetória de Bezerra de Menezes em áudio e vídeo

Em mais um bate-papo o Espiritismo em Pauta convida o professor e historiador Luciano Klein para este desafio de aprendizado e reconhecimento de uma das figuras mais importantes para a Doutrina e ao Movimento Espírita


Fonte: https://www.febnet.org.br/portal/2025/08/29/nascimento-de-bezerra-de-menezes-29-de-agosto-de-1831-3/