A prece no centro espírita tem mais poder que a feita em casa?

Você já fez uma prece hoje? Fazer uma prece para acalmar o coração em momentos de dificuldades ou mesmo para agradecer pelas bênçãos recebidas é um hábito na vida de muitas pessoas, inclusive dos espíritas. Mas será que fazer uma prece no centro espírita tem mais poder que a feita em casa?

Você já fez uma prece hoje? Fazer uma prece para acalmar o coração em momentos de dificuldades ou mesmo para agradecer pelas bênçãos recebidas é um hábito na vida de muitas pessoas, inclusive dos espíritas. Mas será que fazer uma prece no centro espírita tem mais poder que a feita em casa?

Antes de responder essa pergunta, vamos entender o que é a prece e seus efeitos.

A palavra prece vem da palavra oração, que significa: “mensagem oral, escrita ou em pensamento que se dirige a uma divindade ou a um santo, pedindo uma ajuda, uma bênção, ou agradecendo uma graça recebida”.

Existem muitas formas de se comunicar com Deus ou com uma força superior, independente ao nome que se dê.

Explica Allan Kardec na questão 656 de O Livro dos Espíritos: “A prece é um ato de adoração. Fazer preces a Deus é pensar nele, aproximar-se dele, pôr-se em comunicação com ele. Pela prece podemos fazer três coisas: louvar, pedir e agradecer”.

Tamanho o poder de uma prece, que o Mestre Jesus atendendo ao desejo de seus discípulos em aprender a orar, ensinou a Oração do Pai Nosso como um um guia completo de conexão com o Criador, se tornando a oração modelo para todas as ocasiões e em diferentes tradições cristãs.

Mas será que existe uma forma certa de fazer prece?

Embora existam diferentes formas de orar, nos ensinam os espíritos de luz que ao fazer essa conexão com Deus e com as forças superiores pela prece de forma sincera e não mecânica apenas, criamos uma sintonia com vibrações mais elevadas.

“Pela prece o homem atrai o concurso dos Espíritos bons, que vêm sustentá-lo em suas boas resoluções e inspirar-lhe bons pensamentos. Ele adquire, desse modo, a força moral necessária para vencer as dificuldades e voltar ao caminho reto, se deste se afastou. Por esse meio, pode também desviar de si os males que atrairia pelas suas próprias faltas. […] (Allan Kardec: O Evangelho segundo o Espiritismo. Capítulo 27, item 11).

E prossegue no capítulo 28 , item 1 de O Evangelho Segundo o Espiritismo esclarece Kardec: […] a principal qualidade da prece é ser clara, simples e concisa, sem fraseologia inútil, nem luxo de epítetos, que são apenas enfeites de lantejoulas. Cada palavra deve ter seu alcance próprio, despertar uma ideia, mover uma fibra. Numa palavra: deve fazer refletir. Somente sob essa condição a prece pode alcançar o seu objetivo; de outro modo, não passa de ruído. […].

Como nos elucidam os bons espíritos, quando dialogamos com todo nosso coração e sinceridade, nos abrimos para que os bons espíritos possam nos auxiliar.

Diante desses sábios conselhos, voltamos à nossa pergunta inicial, será que a prece no centro espírita pode ter mais poder do que a feita em casa?

Afinal Existe lugar melhor para orar?

Para responder esse questionamento, meditamos sobre o que nos ensinou Jesus e o significado das palavras do Mestre: “Quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estarei.” (Mateus, 18:20.).
Essa afirmação nos explica que independente do lugar físico onde estivermos, quando nos unimos em prece com fé nos conectamos em vibrações de amor as atmosferas de luz, nos ligando a espíritos superiores, mentores e amigos espirituais que podem nos auxiliar e socorrer.

O que nos mostra que somando pensamentos condutores de energias do amor, podemos chegar longe, atingindo vibrações elevadas.

E estar reunidos em nome de Jesus, não significa estar juntos materialmente, mas espiritualmente em comunhão de pensamentos para o bem, nos mostrando o poder da união e da fraternidade.

O que não significa que a prece de uma única pessoa não tenha força, pelo contrário, a fé é capaz de remover montanhas como nos ensinou Jesus.

Esclarece O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo Coletânea de Preces Espíritas: “Os Espíritos hão dito sempre: “A forma nada vale, o pensamento é tudo. Ore, pois, cada um segundo suas convicções e da maneira que mais o toque. Um bom pensamento vale mais do que grande número de palavras com as quais nada tenha o coração.”

Prossegue ainda no capítulo: “Isso não significa que ele se mostre surdo ao que lhe diga uma única pessoa; e se ele não disse: “Atenderei a todo aquele que me chamar”.

Que independente do lugar, sozinhos ou em grupo, possamos em prece abrir nossos corações para entrar em contato com Deus e com a espiritualidade, alimentando a alma e trazendo mais equilíbrio interior, além da esfera material.

Por Erika Silveira


Fonte: https://portalmundomaior.com.br/artigo/a-prece-no-centro-espirita-tem-mais-poder-que-a-feita-em-casa